-
Arquitetos: Pitsou Kedem Architects
- Área: 550 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Amit Geron
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no centro do país, esta é uma residência privada que possui apenas o pavimento térreo. O conceito arquitetônico busca criar uma estrutura como um espaço contínuo, largo, dividido por pátios interiores e partições móveis nos espaços menores utilizados por uma variedade de funções distintas.
Os distintos espaços e pátios interiores se unem numa estrutura a partir de duas coberturas ultra leves suportadas num ponto central, que parecem flutuar no ar. Os dois telhados se fundem e se estendem por cinco metros sobre as paredes frontais do edifício. Toda a cobertura é construída por materiais leves, com o fim de proporcionar um aspecto delgado, tênue no perímetro, é feita uma inclinação moderada para seu centro.
A estrutura em si é construída a partir de uma série de espaços concebíveis como internos e externos. A entrada é marcada por uma parede com ripas de madeira que constitui o que poderia ser considerado como o limite entre o exterior e o interior.
Ao entrar no espaço, passamos através de um espaço similar a um vestíbulo de entrada, que cria, novamente, a transição entre o interior e exterior.
Quando caminhamos pelo espaço do vestíbulo de entrada, atravessamos uma piscina transparente decorada com grandes rochas de basalto e árvores que parecem flutuar na água. Ao ingressar no vestíbulo de entrada, experimentamos a ilusão de que a casa flutua e se reflete, assim como o teto parece flutuar acima das paredes estruturais.
Uma janela percorre as fachadas do edifício e serve para enfatizar o teto que flutua e anula o sentimento de massa que seu tamanho sugere.
Uma larga e estreita piscina reflete as paredes estruturais, enfatizando sua cobertura e textura.